H. D. Goswami

Hrdayananda Dasa Goswami (Howard J. Resnick, Ph.D.), um dos mais proeminentes propagadores do conhecimento védico no mundo, diretamente responsável pela abertura de dezenas de centros de estudo e prática de bhakti-yoga na América do Sul, nasceu em 5 de novembro de 1948, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.

Em janeiro de 1967, começou seus estudos na Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde participou das revoluções políticas e sociais da época. No verão de 1969, passou a frequentar o centro local de estudos da Bhagavad-gita e outras obras de sabedoria da Índia antiga, juntando-se a essa filial no mesmo ano. No dia 8 de fevereiro de 1970, foi iniciado formalmente na tradição gaudiya-vaisnava por Sua Divina Graça A.C. BhaktivedantaSwamiPrabhupada, acarya-fundador da ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna), e, em 1972, aceitou sannyasa, a ordem renunciada de vida.

Fluente em sete idiomas, tornou-se o primeiro ocidental na história a traduzir e comentar o canônico Bhagavata-purana, também conhecido como Srimad-Bhagavatam, um dos principais textos da tradição de bhakti-yoga, tendo como base os comentadores clássicos. Sua tradução diretamente da língua sânscrita se deu em conclusão ao projeto inacabado de A.C. BhaktivedantaSwamiPrabhupada, a edição do Srimad-Bhagavatammais lida no mundo ocidental.

Em 1996, recebeu o título de doutor em Sânscrito e Estudos Indianos pela Universidade de Harvard, passando a lecionar na GraduateTheological Union, em Berkeley, Califórnia. Também foi bolsista convidado na Universidade da Califórnia, lecionou na Universidade da Flórida e palestrou em centenas de outras instituições de ensino superior ao redor do mundo.

Seus artigos foram publicados pelas editoras de Harvard, da Universidade da Califórnia e da Universidade de Columbia.

Durante o ano de 2009, ministrou a disciplina de Religiões da Índia como professor convidado na Universidade da Flórida. Ávido por alcançar ampla audiência, concluiu recentemente seu primeiro romance e vem trabalhando na produção de alguns livros, entre eles uma criativa trilogia baseada na história central do épico Mahabharata,e em traduções de caráter acadêmico dos clássicos da literatura sânscrita.

Em 2013, iniciou um projeto de grandes dimensões, denominado ?Krishna West?, a fim de tornar os ensinamentos de Krishna, como registrados na Bhagavad-gita, Srimad-Bhagavatame obras similares, o máximo inteligíveis e praticáveis para as pessoas do Ocidente.

Publicações do Autor